Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições e com nossa Política de Privacidade que pode ser consultada Clicando aqui

A resistência antimicrobiana (RAM) é uma realidade e uma ameça global que nos cerca. É um problema multisetorial, que envolve esforços grandiosos, nas esferas pública e privada. Mas é possível também que os cidadãos atuem para combater a RAM.

Um vídeo com um alerta sobre a importância do uso racional de antibióticos foi divulgado recentemente no podcast “Science in 5”, da Organização Mundial da Saúde.

Entre os tópicos abordados, a entrevistada, Dra. Hanan Balkhy, Diretora Assistente de Resistência Antimicrobiana da OMS, cita as TRÊS PRINCIPAIS ações que cabem a cada um de nós como cidadão. Dessa forma, garantir a eficácia dos antibióticos e evitar a resistência antimicrobiana:

  1. Usar antibióticos só quando são prescritos pelo seu médico ou profissional de saúde. 
  2. Seguir o ciclo de uso do antibiótico conforme a indicação médica. Sabendo que, naturalmente, temos bactérias em nossa pele ou trato gastrointestinal, ao interrompermos o ciclo de uso do antibiótico com doses incompletas, nós provocamos essas bactérias a pararem de “responder” a esses medicamentos. Aqui, o perigo: as superbactérias podem se desenvolver, ou seja, se em outra ocasião precisarmos realmente de antibióticos, eles não terão o efeito desejado.
  3. Nunca compartilhar antibióticos com familiares ou amigos, pois a prescrição sempre é individual, baseada em sintomas e sinais específicos de cada pessoa.

E o lembrete mais uma vez: infecções VIRAIS não requerem antibióticos!

 

Você também pode gostar de:
Trabalhando juntos para combater a resistência aos antimicrobianos

O vídeo está em inglês para quem se interessar em assistir na íntegra, acesse aqui