Educar. Defender. Agir agora
A resistência aos antimicrobianos é considerada pelas autoridades de saúde como uma crise global que precisa ser contida com urgência. Esta semana que se inicia, entre os dias 18 e 24 de novembro, marca a Semana Mundial de Consicientização sobre a Resistência Antimicrobiana (AMR).
Esse foi um dos meios que a Organização Mundial de Saúde estabeleceu para chamar a atenção para o problema, que causa diretamente 1,3 milhões de mortes e contribui para outras 5 milhões todos os anos, em escala global.
E, se esses números por si só já são assustadores, os prejuízos também se agravam quando pensamos na relação entre a RAM e o futuro econômico do mundo. Anualmente, espera-se que a AMR consuma até 2030, em torno de US$ 3,4 trilhões, deixando 28 milhões de pessoas à mercê da pobreza até 2050.
A razão disso são as inúmeras variáveis que estão envolvidas com a AMR, como as dificuldades no tratamento, longas internações hospitalares, uso contínuo de medicações etc. Em paralelo, há o sofrimento pela incapacidade de trabalhar e a perda de renda, dívidas médicas, perdas que podem levar a depressões etc.
O que é a AMR?
A resistência antimicrobiana acontece quando microrganismos causadores de doenças, entre os quais as bactérias, que são tratadas com os antibióticos, não respondem mais aos tratamentos por conta do uso indevido desses antimicrobianos. Com isso, as infecções se tornam muito difícies de serem curadas e até impossíveis.
Por outro lado, esses microrganismos vão se fortalecendo até o ponto em que nenhum medicamento antimicrobiano tenha efeito. Isso favorece a disseminação das doenças e as mortes.
Como a AMR me afeta?
Infelizmente, a resistência antimicrobiana pode acontecer com qualquer pessoa, até as mais saudáveis. Por isso, a OMS está investindo na campanha, apresentando a história de pessoas que passaram pelo problema. “A resistência antimicrobiana é invisível. Eu não sou” é uma das chamadas de 2024.
Assista ao teaser para se inteirar da campanha da OMS. Legendas em português.
Como posso saber mais sobre a AMR?
Aproveite a Semana Mundial de Conscietização sobre a AMR para se inteirar sobre esse assunto, que é um problema de saúde global e afeta o globo terrestre e todos os seres que nele habitam!
E confira as nossas informações sobre o assunto aqui.
Referências
- Compartilhando histórias da vida real para incentivar a ação global contra a resistência antimicrobiana. World Health Organization. [Acesso em 18Nov2024]. Disponível em: https://www.who.int/campaigns/world-amr-awareness-week/2024/amr-is-invisible-i-am-not