Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições e com nossa Política de Privacidade que pode ser consultada Clicando aqui

AGENDA 2030

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

soluções para promover um futuro menos desigual

Você já ouviu falar em ODS? A sigla para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável tem se tornado frequente nas discussões sobre sustentabilidade. Esses objetivos são um conjunto de metas estabelecidas pelas Nações Unidas como um pedido urgente de socorro aos problemas enfrentados pelas populações mundiais. A Agenda 2030 é o prazo limite estabelecido para o cumprimento dessas metas. 

A Agenda 2030 é o resultado de um processo de consultas e negociações intensivas entre os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e organizações da sociedade civil, setor privado e academia. Ela reflete um compromisso comum de enfrentar os desafios globais e alcançar um futuro sustentável para todos.

Vamos entender o que são os ODS, como os países pretendem alcançá-los e como os problemas relacionados ao uso de antibióticos foram incluídos nessa agenda global?

O que são os ODS

Os ODS são um conjunto de 17 metas e centenas de indicadores que abrangem questões sociais, econômicas e ambientais. Essas diretrizes foram pensadas para enfrentar os principais desafios globais: a pobreza, a fome, a desigualdade, as mudanças climáticas, a degradação ambiental, entre outros.

Os ODS estão todos interligados, mas esses, em especial, estão relacionados aos impactos da resistência antimicrobiana (RAM).

O que os países precisam fazer?

Os países se comprometeram a implementar ações e políticas para alcançar os ODS em suas respectivas realidades. Para isso, é necessário promover parcerias entre governos, setor privado, sociedade civil e organismos internacionais. Melhorar a governança e garantir a participação ativa de todos os segmentos da sociedade!

Antibióticos e ODS, qual a relação?

A crescente preocupação com o aumento da resistência antimicrobiana (RAM) fez com que os problemas relacionados ao uso de antibióticos fossem incluídos nos ODS. Assim, o ODS 3, que aborda a saúde e o bem-estar, inclui a meta de combater a RAM, promovendo o uso responsável de antibióticos e o acesso equitativo a medicamentos.

Destacamos na imagem abaixo todos os ODS que têm relação com a RAM.

É fundamental compreendermos como os antibióticos podem afetar as nossas vidas.

A questão da RAM vai além do ODS 3, pois sabemos que o uso INADEQUADO dos antibióticos impacta na agricultura e no meio ambiente, estando diretamente relacionado aos ODS 2,6,14 e 15.

Para saber mais sobre o assunto, você pode acessar: