O Dia Mundial de Lavar as Mãos foi criado para lembrar que as infecções associadas à atenção à saúde são um problema grave. Em locais de cuidados à saúde, pode afetar pacientes, visitantes e profissionais de saúde.
Muitas dessas infecções são causadas por organismos multirresistentes, como as superbactérias, representando um fardo enorme para os sistemas de saúde. E o simples ato de lavar as mãos pode combater essas infecções!
Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2022 revelou que, nos locais onde uma boa higiene das mãos, associada a outras práticas são adotadas, 70% dessas infecções podem ser evitadas.
Você também pode gostar:
Higine das mãos e risco de sepse
Um ato simples que previne doenças
As infecções causadas por mãos não higienizadas são riscos evitáveis, e ninguém que recebe ou presta atenção à saúde deve estar exposto a isso. Lavar as mãos é um cuidado essencial para quem trabalha na saúde e para quem usa os serviços de saúde. E, mais do que isso, é um sinal de respeito à vida.
No Dia Mundial de Lavar as Mãos, lembre-se da importância de lavar as mãos regularmente. Isso pode fazer a diferença na prevenção de infecções e ajuda a combater a resistência antimicrobiana (RAM).
Como lavar as mãos corretamente:
- Usar sabão ou detergente para as mãos;
- Esfregar as palmas das mãos;
- Esfregar todos os dedos e os espaços entre os dedos;
- Esfregar as pontas dos dedos e as unhas (de ambos os lados das mãos);
- Retirar o sabão com água e enxugar bem, com um pano limpo.