Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência Antimicrobiana 2023
Imagine a situação: um mundo onde infecções e doenças em humanos, animais e plantas fossem impossíveis de serem tratadas. Esse é o pior dos cenários que pode ocorrer com a perda da efetividade dos medicamentos antimicrobianos, como os antibióticos. Para chamar a atenção para a questão a fim de evitar que a saúde global chegue nesse ponto, foi criada a Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência Antimicrobiana (AMR, da sigla em inglês), que vai de 18 a 24 de novembro.
Assim como em 2022, “Prevenindo Juntos a Resistência aos Antimicrobianos” é o tema da campanha deste ano. Aumentar a conscientização e a compreensão de toda a sociedade a respeito da AMR tem sido um dos grandes desafios na saúde e diversos setores da saúde seguem envolvidos para mobilizar a população.
Saúde Única
A AMR é considerada uma epidemia silenciosa e uma das maiores ameaças globais à saúde pública e ao desenvolvimento, que causa a morte de 1,2 milhão de pessoas todos os anos. Atualmente, o combate à AMR tem se baseado na abordagem One Health, ou seja, Saúde Única, mostrando que é um problema que só será solucionado se os cuidados estiverem relacionados à saúde humana, animal, das plantas e do ambiente, que estão totalmente conectados.
Você também pode gostar de:
Saúde Única pelo Ministério da Saúde
A campanha da Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência Antimicrobiana faz parte das ações coordenadas pela Aliança Quadripartite – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
A conscientização para o uso racional de antibióticos é necessária para que não percam a sua eficácia nos tratamentos de infecções por bactérias e evitar o aumento das bactérias resistentes.
Para entender melhor o que é a AMR: O que é a AMR
Para assistir: Corrida contra a resistência (em inglês)