Em menos de 60 minutos, dispositivo detecta as bactérias multirresistentes
Um time de especialistas desenvolveu o Bactometer, um equipamento capaz de detectar rapidamente a resistência antimicrobiana (RAM) em ambientes hospitalares. Isso significa que a tecnologia é capaz de detectar as bactérias que criaram resistência aos antibióticos.
O Bactometer é um equipamento portátil de triagem e, segundo seus desenvolvedores, de fácil utilização e aplicação, direcionado a melhorar a eficiência nos sistemas de saúde.
Projeto reconhecido em premiação
O Bactometer é fruto de 15 anos de pesquisa. O projeto ganhou um prémio de 10.000€ nos ‘Portugal 2022 eAwards’, atribuído pela NTT DATA FOUNDATION. Também foi um dos finalistas do Global eAwards, realizado em Madrid. Apesar de não ter sido o vencedor, foi reconhecido entre os 15 projetos vencedores da Europa e América Latina.
"NÃO" à próxima pandemia
As organizações mundiais de saúde estimam que até 2050, 10 milhões de pessoas podem morrer todos os anos por conta da resistência antimicrobiana. Essa “epidemia silenciosa”, pode ser a próxima pandemia global se medidas de contenção não forem tomadas com urgência.
Você também pode gostar de:
O perigo de usar antibióticos de forma errada
Amigdalite persistente e a RAM
Iniciativas de projetos e pesquisa como o Bactometer são fundamentais nessa luta contra as bactérias resistentes.
Para quem tiver interesse pelo projeto, mais detalhes no vídeo a seguir.